O COLÉGIO

Proposta Pedagógica

Entendemos o educar como uma formação plena que abrange o intelectual, o emocional e o físico, assim como o individual e o coletivo. Nosso projeto pedagógico oferece os recursos e ambientes próprios para o desenvolvimento de uma nova perspectiva do ensinar.

Somado aos mais modernos métodos, o conceito de Sala 360° é adotado como uma de nossas metodologias de ensino, invertendo a estratégia de aprendizagem. O aluno busca os conteúdos, toma conhecimento da matéria e depois, com a mediação do professor, desenvolve o assunto, exercita o conceito e discute as dúvidas.

  • Inversão da lógica pedagógica

    O aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem, e o professor assume o papel de mediador.

  • Colégio Apple Distinguished School

    Reconhecido como uma das quatro escolas do Brasil que atendem às Cinco Melhores Práticas Educacionais.

  • Incentivo ao Esporte

    Natação, judô, xadrez, tênis de mesa, dança e esportes coletivos.

História

Em 1985, tendo como paradigma os ideais educativos de seu patrono, professor Pedro Cia, que são o compromisso de educar com seriedade e a valorização do capital humano, aliados ao desejo de aprender, foi criado o Instituto SOMOS de Ensino – ARBOS, com sede no Bairro Jardim, em Santo André.

Formou-se, no decorrer daquele ano, uma equipe pedagógica para elaborar a estrutura do Ensino Fundamental, que iniciaria suas atividades no início de 1986.

Em 1994, foi implantado o Ensino Médio, objetivando proporcionar aos alunos a oportunidade de completar a primeira fase de sua preparação para enfrentar os desafios futuros.

No dia 4 de dezembro de 2001, foi inaugurada a unidade de São Bernardo do Campo com o compromisso de manter os padrões pedagógicos e estruturais da unidade Santo André.

No final de 2004, foi realizado mais um empreendimento que proporcionou grande satisfação: a incorporação da consagrada instituição educacional – o Colégio Quarup / Novo Mundo – de São Caetano do Sul, ao patrimônio ARBOS.

Produto de um ambiente socialmente atento, solidário e afetuoso, em 2012, alunos e colaboradores fundam a organização Novo Horizonte, que muito nos orgulha, com o intuito de promover auxílio às pessoas da região que se encontram em estado de alta vulnerabilidade.

Em 2014, a Apple Inc., representada por seu segmento educacional, certificou o projeto do Colégio ARBOS como um dos mais inovadores e bem-sucedidos do mundo, sendo reconhecido, dentre apenas duzentas escolas desse universo, como ADS – Apple Distinguished School, título assegurado novamente em 2017.

O Projeto Educacional do Colégio ARBOS é sustentado, fundamentalmente, pelo princípio de capacitação dos alunos, proporcionado pelo amadurecimento intelectual e emocional.

Queremos formar o jovem solidário e criativo que, por meio da realização plena da sua individualidade, seja capaz de integrar-se na sociedade, produzir, interferir e buscar soluções adequadas para os problemas, transformando e melhorando o mundo em que vive.

O Colégio ARBOS está empenhado na educação total do ser humano, graças à integração dos conhecimentos e ao equilíbrio entre a teoria e a vivência, estimulando uma visão cósmica dos acontecimentos.

Gestão Diferenciada

O Colégio ARBOS implantou um processo de profissionalização da gestão, fundamental para garantir a constituição da Rede ARBOS de ensino. Com a composição do Conselho Administrativo e as Diretorias Executivas, foi possível empreender inovações em todas as áreas ainda pouco vistas no universo da educação básica brasileira

A similaridade de propósitos, princípios e prática pedagógica das escolas deu a certeza de que a soma das virtudes de ambas só poderia aumentar as possibilidades de um futuro promissor para os alunos.

O Colégio ARBOS está empenhado na educação total do ser humano, por meio da integração dos conhecimentos e do equilíbrio entre a teoria e a vivência, estimulando uma visão cósmica dos acontecimentos.

Compromisso de educar e orientar crianças e adolescentes para que saibam fazer escolhas fundamentadas nos valores do conhecimento, da cidadania e da ética, conduzindo-os a um futuro de realizações e felicidade.

Ser valorizado e reconhecido nacionalmente pela excelência e pela qualidade educacional.

Valores

Estimular a cultura da formação continuada e do aprendizado permanente.

 Considerar primordial o respeito ao ser humano, às leis e ao meio ambiente.

 Prezar pela ética, pela honestidade e pela verdade nas relações interpessoais.

Assegurar a confiabilidade e a confidencialidade das informações.

Buscar a melhoria contínua e incentivar a criatividade e a inovação.

Trabalhar constantemente na busca da satisfação de alunos, pais e colaboradores.

Exercitar a liberdade de propor mudanças sem deixar de respeitar as regras estabelecidas e os acordos vigentes.

Modernização

Nos anos de 2015 a 2017, o Colégio ARBOS investiu no desenvolvimento do programa de ensino de idioma na língua inglesa. Esse intenso trabalho resultou na ampliação da matriz curricular com produção de material didático, implantação de coordenação especializada, formação sistemática e específica, além da criação de espaços de aprendizagem (laboratórios, IPS – International Pit Stop, equipamentos e bibliotecas). Dessa forma, nossas metas foram alcançadas com a conquista da certificação TOEFL, para o programa de Ensino do Idioma, permitindo a apresentação, em 2018, do projeto de Educação Bilíngue na Educação Infantil.

O Colégio ARBOS imprime, graças a ações metodológicas ativas, o desenvolvimento de um ensino orientado para a aprendizagem de competências, ou seja, conhecimentos complexos que incorporam conceitos, princípios, teorias, fatos e dados.

Professora Elza Cia