Neste semestre, os estudantes dos 3ºs anos vivenciaram uma experiência encantadora: o desenvolvimento do projeto Colcha de Retalhos, que uniu afetividade, memória e aprendizagem de forma sensível e significativa.
Tudo teve início com a emocionante leitura “A colcha de retalhos”, de Conceil Corrêa da Silva – onde cada retalho da colcha da personagem guardava uma lembrança especial. Inspiradas por essa narrativa, as crianças foram convidadas a revisitar suas próprias memórias e a transformá-las em pequenos retalhos cheios de significado.
A segunda etapa do projeto foi marcada pelo planejamento e confecção coletiva da colcha. Nesse momento, entraram em cena os desafios matemáticos: quantas fileiras seriam necessárias? Quantos retalhos em cada fileira? Como organizá-los, agrupá-los, somá-los ou dividi-los? Por meio dessas reflexões, as crianças exploraram a multiplicação em uma configuração retangular, desenvolvendo habilidades matemáticas de maneira concreta, investigativa e contextualizada.
Mais do que costurar tecidos, costuramos histórias, laços e saberes. A colcha final é a expressão viva de um percurso de aprendizagem afetivo e significativo — um verdadeiro retalho da infância, entrelaçado com descobertas, emoções e construção de conhecimento.