Níveis de Ensino

Berçário

O berçário Arbos pode ser definido como um espaço de encantamento. Fazem parte da nossa prática diária palavras como sonho, confiança, perseverança, afetividade, família, descoberta, criatividade, ousadia, amizade, estimulação, parceria e magia.

Referência no ABC, o berçário foi idealizado para atender às necessidades dos bebês e de suas famílias com excelência, em um ambiente acolhedor para o seu desenvolvimento pleno. Isso favorece a construção da identidade, a estimulação, a interação e a socialização.

Os bebês são acolhidos e acompanhados por profissionais capacitados, que tornam sua rotina mais significativa com atividades diversificadas como aulas de música, momentos de histórias, atividades sensoriais e exercícios motores que garantem novas conquistas aos nossos pequenos.

Educação Infantil Bilíngue

A Educação Infantil possui características muito particulares no processo de escolarização. O Colégio Arbos organiza esse ciclo em um projeto educativo que se sustenta em três pilares:
- organização dos espaços para torná-los amplos, diferenciados e especializados;
- equilíbrio entre iniciativa infantil e trabalho dirigido;
- cuidados com os aspectos emocionais: definição de rotinas estáveis e utilização de uma linguagem enriquecida.

Identidade e autonomia são objetivos fundamentais que acompanham o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Um aluno nunca deixa de ser criança. Embora a brincadeira seja uma atividade livre e espontânea, ela não é apenas natural, mas uma criação da cultura. O aprendizado da criança é resultado da interação e do convívio diário, razão pela qual a formação de todos os adultos envolvidos na escola é o grande diferencial do Colégio Arbos.

Ensino Fundamental I e II

Aprendizagem social
Aprender com o meio a nossa volta e juntos modificá-lo com nossas ações.

Prática Educativa Coletiva
A disciplina Prática Educativa Coletiva tem como objetivo desenvolver, a partir do 4º ano do ensino fundamental, a autonomia nos alunos. Com isso, eles passam a resolver os próprios conflitos com maior facilidade, por meio de uma ação educacional que prioriza o ambiente coletivo como estratégia de ensino.

Cada aluno é único
Quebrar os paradigmas sobre a suposta necessidade de que todos aprendam de maneira igual: aprendizagem personalizada para cada perfil de aluno, em um ambiente bilíngue e interativo.

Tecnologia com inteligência
Aprendizagem inovadora, desenvolvimento individual e coletivo. A partir do 6º ano, os alunos têm acesso a tablets (iPads) que dispõem de uma plataforma de gestão e controle desenvolvida para atender às necessidades de troca de informações e conteúdos entre professores e alunos. Dessa forma, a escola pode controlar e gerir o acesso dos alunos remotamente, ou seja, sem a necessidade de contato físico com os dispositivos.

Ensino Médio

Etapa final da educação básica, o Ensino Médio se caracteriza pela intensidade acadêmica, social e moral. No Colégio Arbos, a preparação do aluno para o ingresso na universidade é reforçada pela disciplina "Projetos Especiais". Trata-se de um conjunto de módulos inter-relacionados com o objetivo de municiar os estudantes com experiências para o mundo adulto e corporativo.

O conhecimento aliado à compreensão é peça fundamental na vida de qualquer estudante. Para isso, o Colégio Arbos proporciona todas as ferramentas para que os alunos obtenham êxito nessa fase de escolhas.

✓ Estrutura com laboratórios diferenciados de Química, Física e Biologia colabora para um aprendizado prático.
✓ Aplicação de simulados semanais com questões dos vestibulares mais concorridos do país.
✓ Aulas de orientação de estudos, orientação vocacional, programas de apoio e revisão para as avaliações.
✓ Corpo docente experiente e preparado.
✓ Inglês avançado.
✓ Altos índices de aprovação nos vestibulares.
✓ Programa de intercâmbio com premiação para os alunos com as melhores notas.

Período Complementar

Periodo-Complementar

O período complementar, que supre uma necessidade crescente das famílias, é composto por atividades educacionais, recreativas, esportivas e culturais.

O grande objetivo é dar continuidade aos princípios contidos na proposta pedagógica do Colégio Arbos, que funciona como uma extensão do lar. Possuímos uma estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e de lazer, que atendem às necessidades e o ritmo de cada criança, além de um programa especial (Projeto Férias, no mês de julho) que complementa a Escola Integral do Colégio Arbos.

As atividades e projetos auxiliam no desenvolvimento motor, afetivo, social e cognitivo dos estudantes. Esse crescimento é potencializado por meio de estratégias diversificadas e estimuladoras, capazes de promover novas descobertas e novas relações.

Um dos pilares do Período Complementar é a convivência, já que os alunos têm sua permanência ampliada na escola.

A disponibilidade de tempo permite à nossa equipe trabalhar aspectos do relacionamento diário, que permeiam o cotidiano e envolvem o ambiente coletivo. Trazemos à tona a importância da vivência em grupo, com o objetivo de torná-la prazerosa e saudável.

A parceria entre essas duas forças educadoras permite ao aluno desenvolver a responsabilidade, o respeito, a solidariedade, a valorização do conviver, a autoestima, a criatividade, a organização e a autonomia em busca de um futuro próspero e feliz.

Atividades Esportivas e Culturais

Atividades2

A estruturação de todos os eventos esportivos, culturais e de lazer do Colégio Arbos ficam a cargo do DEEC (Departamento de Esportes, Eventos e Cultura), que tem a função de viabilizar o calendário elaborado pelo corpo docente e equipe técnica.

O Departamento cuida da programação e do relacionamento entre os alunos nos intervalos e final de períodos, assim como das aulas esportivas e culturais administradas fora do período de aula.

Nossos cursos e modalidades são oferecidos e desenvolvidos de acordo com a proposta pedagógica Arbos, da disponibilidade de horário e da estrutura de cada unidade.