O COLÉGIO

Instituição que ensina, aprende e compartilha valores

A escola é um espaço em transição que necessita de estímulos para os estudantes se apropriarem de propostas inovadoras, inseridas em uma sociedade que exige aprendizagens mutáveis. O aprender começa em um movimento espiralado que atinge os pequenos, avança e circula para a vida adulta e, por vezes, vai além do nosso conhecimento.

Nossa História

“COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO”

Em 1985, tendo como paradigma os ideais educativos de seu patrono, o professor Pedro Cia, a saber, o compromisso de educar com seriedade e valorização do capital humano, coligado ao estabelecimento do desejo de aprender, foi criado o Instituto SOMOS de Ensino – ARBOS, com sede no Bairro Jardim, em Santo André.

Adotados pela reflexão contínua em relação à prática, em 1994, constitui-se a Editora Arbytes, espaço de criação dedicado à produção e publicação de material didático, atualmente aliado à incubadora de Projetos Arbos e à Confraria da Educação, responsáveis por garantir a atualização e formação permanente de todos os colaboradores.

Em 1999, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO – reconhece o Colégio Arbos e integra-o à rede internacional de escolas que desenvolvem a cultura da paz e projetos universais de solidariedade, cooperação e respeito ao meio ambiente.

De modo inquieto e espírito empreendedor à época, em 2001, principia-se a unidade de São Bernardo, no bairro Nova Petrópolis, que se torna a primeira escola do Brasil auditada e certificada pela norma ISSO 14001 – sistema de gestão ambiental e, por intermédio deste sucesso e do reconhecimento da comunidade na região, em 2005, é inaugurada a unidade de São Caetano do Sul.

Em 2007, muito à frente do seu tempo, o Colégio Arbos implanta um processo de profissionalização da gestão, fundamental para garantir a constituição da REDE ARBOS de ensino. Com a composição do Conselho Administrativo e as diretorias executivas Pedagógica, Financeira, Desenvolvimento Humano, Marketing, e Infraestrutura, foi possível empreender inovações em todas as áreas ainda pouco vistas no universo da educação básica brasileira. Metodologias ativas, espaços de aprendizagem, salas de colaboração e criação e 360 graus, desenvolvimento de aplicativos e integração de soluções, avaliação de desempenho, desenvolvimento de indicadores e BI, Turminha Arbos, Práticas Educativas Coletivas e Morais, são alguns exemplos.

Produto de um ambiente socialmente atento, solidário e afetuoso, em 2012, alunos e colaboradores fundam a organização Novo Horizonte, que muito nos orgulha, com o intuito de promover auxílio às pessoas da região que se encontram em estado de alta vulnerabilidade.

2014 foi o ano em que a Apple Inc., através do segmento Educacional, certificou o projeto do Colégio Arbos como um dos mais inovadores e bem-sucedidos do mundo, sendo reconhecido, dentre apenas 200 escolas desse universo, como ADS – Apple Distinguish School, assegurado novamente em 2017.

As valorosas distinções nacionais (Fundação Leman, Instituto Itaú e Bradesco, TODOS PELA EDUCAÇÃO, etc.) e internacionais (UNESCO, APPLE, ODAEE, MICROSOFT, GOOGLE, Fundação Santillana) permitem o intercâmbio educativo com alguns dos atuais melhores sistemas de ensino, a saber: Finlândia, Dinamarca, Japão, Índia, Canadá, Itália, Espanha, EUA, Chile, Cuba, Israel, entre outros, bem como possibilita a participação em missões educativas e apresentações em congressos de grande relevância mundial.

Nos anos de 2015 a 2017, com o investimento e desenvolvimento do programa de ensino de idioma na língua inglesa, através do aumento da matriz curricular, produção de material didático, coordenação especializada, formação sistemática e específica, criação de espaços de aprendizagem (laboratórios, IPS – International Pit Stop, equipamentos e bibliotecas) foram alcançadas metas, através da certificação TOEFL, para o programa de Ensino do Idioma, permitindo a apresentação, em 2018, do projeto de Educação Bilíngue na Educação Infantil.

No ano de 2017, a comunicação institucional é apresentada com a modernização da logomarca ARBOS. Em 2018, tornamo-nos a primeira e ainda a única escola que desenvolve prática atencional com todos os alunos e colaboradores e, em breve, anunciaremos mais uma novidade com a expansão da REDE.

Está no DNA do Arbos a incessante procura por uma educação de qualidade, que provoca e respeita todos os indivíduos, na perspectiva de que somos todos aprendentes.

Nas palavras da professora Elza Cia (fundadora e representante máxima da nossa paixão por ensinar), o Colégio Arbos imprime, através de ações metodológicas ativas, o desenvolvimento de um ensino orientado para a aprendizagem de competências, que são conhecimentos complexos que incorporam conceitos, princípios, teoria, fatos e dados.

É importante ressaltar que, ao acompanhar a trajetória que implica inovações metodológicas, o Colégio Arbos não perdeu de vista a raiz do olhar diferenciado, a polidez, a comunicação interpessoal entre professor, aluno e colaboradores. A competência deste pilar faz a diferença e sempre será a âncora do nosso ser, enquanto escola ensinante e aprendente que abriga conhecimentos, atitudes e valores.

“É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
Fernando Pessoa

Princípios e Valores

Principios-valores

✓ Estimular a cultura da formação continuada e do aprendizado permanente;

✓ Considerar primordial o respeito ao ser humano, às leis e ao meio ambiente;

✓ Prezar pela ética, honestidade e verdade nas relações interpessoais;

✓ Assegurar a confiabilidade e confidencialidade das informações;

✓ Buscar a melhoria contínua e incentivar a criatividade e inovação;

✓ Trabalhar constantemente na busca da satisfação de alunos, pais e colaboradores;

✓ Todos têm liberdade de propor mudanças, entretanto não têm o direito de fazer diferente do que estabelecem as regras e acordos vigentes.

Proposta Pedagógica

Aluno protagonista, professor mediador, aprendizagem sem limites. Para uma nova geração, uma nova perspectiva de ensino.

Entendemos o educar como uma formação plena que abrange o intelectual, o emocional e o físico, o individual e o coletivo. Nosso projeto pedagógico oferece os recursos e ambientes próprios para o desenvolvimento de uma nova perspectiva do ensinar. Aplicamos as mais modernas metodologias de para ajudar os alunos a abrirem a janela da mente e descobrirem o #PrazerEmAprender para construir um caminho baseado em princípios.

✓ INVERSÃO DA LÓGICA PEDAGÓGICA
O aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem, e o professor assume o papel de mediador.

✓ AULAS DIFERENCIADAS
Com prática educativa coletiva e desenvolvimento das emoções.

✓ COLÉGIO APPLE DISTINGUISHED SCHOOL
Reconhecido como uma das quatro escolas do Brasil que atendem às Cinco Melhores Práticas Educacionais.

✓ AMBIENTE BILÍNGUE
Através da imersão no inglês; com abordagem de conteúdos tradicionais em um segundo idioma.

✓ FORMAÇÃO PLENA
O aluno é preparado para o mercado de trabalho, para a faculdade e para a vida.

✓ INCENTIVO AO ESPORTE
Trabalhando com aspectos físicos e emocionais em diversas modalidades, como: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, dança e esportes coletivos.

Diferenciais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO

PEC – PRÁTICA EDUCATIVA COLETIVA

PROJETOS ESPECIAIS

GRUPO DE ESTUDOS AVANÇADOS

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO

APPLE DISTINGUISHED SCHOOL

Hino Arbos

LETRA E MÚSICA: Geraldo Majela de Paula (Dinho)

Nossa semente plantada Germina e cresce
O Arbos nasceu Fincando forte sua raiz
Nessa missão de educar Educando com seriedade
Construindo um novo amanhã
Somos a luz, o caminho e o saber
Somos educação Arbos, Arbos
Quanto orgulho nos traz Arbos, Arbos
Ser fruto do seu ensinar

Olhando com fé o futuro
A cada conquista
Crescemos bem mais
Realizando o nosso dever
De preparar gerações
Educando com seriedade
Construindo um novo amanhã
Somos a luz, o caminho e o saber
Somos educação Arbos, Arbos